domingo, 11 de dezembro de 2011

IX ENCONTRO MENSAL DE MÃES E CRIANÇAS ESPECIAIS PARA DEUS

Não houve encontro na igreja, pois coincidiu com o Congresso de Mulheres que aconteceu no dia 19 de novembro de 2011.

VIII ENCONTRO MENSAL DE MÃES E CRIANÇAS ESPECIAIS PARA DEUS

Tema do estudo: Educação- Ensinando nossos filhos.
O estudo é baseado no texto bíblico de Deuteronômio 6:1-7.
Deus entregou a seu povo uma série de mandamentos que deveriam ser repassados a seus filhos, para que “temessem ao Senhor” e cumprissem seus mandamentos, de sorte que seus dias sejam prolongados os dias no seu reino.
Enquanto as crianças migravam do Egito para a terra prometida, seu ensino não era uma atividade isolada num período determinado do dia. Ao contrário, era uma instrução intercalada com todas as outras atividades da vida. O ensino deveria ser feito enquanto estavam sentados, andando, deitando-se e levantando-se.
As escrituras consideram a família como o principal canal pelo qual o ensinamento moral e prático deve ser passado para os filhos (Dt 6.6-7). Dentro de casa, as crianças precisam aprender sobre o poder e obra de Deus, a louvar o Senhor (Sl 78:1-4), a autodisciplina diária (Pv 13.24; 22.15; 29.15) e conhecer a história do povo de Deus(Dt 6.20-25).
Historicamente, a instrução dos filhos baseava-se em três áreas principais: Educação religiosa; Habilidades ocupacionais; Estratégias e capacitação militares.
As mulheres tinham um papel especial no ensino dos filhos ( 2 Tm 1.5) e na orientação das mulheres mais jovens (Tt 2.3-5). Também eram treinadas em habilidades profissionais, tais como parteiras (Ex 1.15-21), cozinheiras(1 Sm 8.13) entre outras.
A primeira menção de educação pública é a referência ao compromisso da leitura pública dos mandamentos feita uma vez a cada sete anos na presença de todos (Dt 31. 10-13). Os pais são admoestados a ensinar com amor e responsabilidade (Ef 6.4-7), e os filhos, a aprender com atitude de respeito (Ex 20.12;Lv 19.3).
Este estudo teve como objetivo incentivar os pais das crianças a introduzirem diariamente os ensinamentos de Deus no cotidiano da família.

Estudo dado por Lílian Caldas.









domingo, 9 de outubro de 2011

VII Encontro Mensal de Mães e Crianças Especiais




21/09/2011 Dia da Luta da Pessoa com Deficiência

É uma alegria vê a sociedade divulgando nos meios de comunicação a vida de superação de pessoas com necessidades especiais. Programas de jornalismo da TV brasileira tem mostrado que apesar das limitações essas pessoas vivem uma história de vida vitoriosa digna de guerreiros, que todos os dias entram no ringue da vida para vencer, não se deixando abater pela dificuldade, pela alimentação, mas usam alternativas ppara driblar e seguir com suas vidas se ficarem se lastimando.
Em Éxodo 4:11 "Disse-lhe o Senhor: Quem fez a oca do homem? Ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego ? Não sou Eu, o Senhor ?
Criação de Deus para glória do Seu louvor e em cada uma dessas matérias exibidas nos jornais, na Tv, vemos a glória do Senhor na vida dessas pessoas pois a palavra do Senhor diz que toda boa dádiva vem de Deus e é Ele quem os capacita a na sua limitação ser um exemplo de superação.
                                          
Porque Dele e por Ele e para Ele são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente.
                                                  Romanos 11:36




quinta-feira, 15 de setembro de 2011

VI ENCONTRO DE MÃES E CRIANÇAS ESPECIAIS PARA DEUS

Por motivo de reforma no templo, também por ser um mês de férias não houve o encontro do mês de julho. As mães foram devidamente avisadas por email, mensagens no celular.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

V ENCONTRO MENSAL DE MÃES E CRIANÇAS ESPECIAIS (18/06/2011)

MUITO OBRIGADO SENHOR!!!

Bendize, ó minha alma ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios.  Salmos 103:2
Reservamos este encontro para agradecer ao Senhor por todos os seus benefícios nas nossas vidas, começando pelo maior milagre; o da Salvação em Cristo Jesus, pois ainda que tenhamos saúde abundante, vida financeira e profissional privilegiada, uma família de comercial de margarina (aparentemente feliz), de nada nos valerá se não tivermos JESUS como bússola para seguirmos até chegar ao céu de glória que Ele tem preparado aos que permanecerem fiéis. Neste espírito de agradecimento, louvamos a Deus pela vida de todos que fazem o Projeto Esspecial para Deus por seu empenho, dedicação e amor as nossas crianças; Pela igreja Presbiteriana do Centenário, cujo pr. Romildo Júnior junto com sua esposa abraçaram este projeto que tem recebido crianças de diversas deficiências, sendo algo novo para a maioria dos enolvidos no projeto, mas a formação necessária todos estão qualificados o AMOR e a VONTADE DE FAZER;  Pela vida dos nossos filhos, visto por muitos como uma cruz para se carregar, mas que o Senhor tem nos dado visão de benção sem medidas em nossas vidas nos ensinando a essência do AMOR, tornando os nossos dias difíeis em dias de Vitória, nos tornando soldados valentes, ainda que feridos, prontos para a batalha sem temor, confiantes no  nosso general CRISTO JESUS. Por que ainda que a situação pareça impossível temos um Deus que faz o impossível e todas as vezes que vemos o noticiário temos a convicção de que Deus cuida de nós e que temos sim muito mais do que merecemos se considerarmos que as pessoas que todos os dias vemos nos programas de notícias vitimadas por acidentes de trânsito, bala perdida, desastre natural, desaparecimento, drogas... enfim, não são piores do que nós para merecerem o que estão passando e nós não fizemos nada,não merecemos o livramento do Senhor, mas a misericórdia Dele é infinita, por isso sejamos imensamente gratos, pois nos sobram motivos.
 Pelas orações atendidas, pois a palavra de Deus fala que " aquele que pede recebe, aquele que procura acha e a porta será aberta para o que bate" Mateus 7:8.
Como chegar na presença do Senhor e não ter algo para pedir? Sabendo que Ele é galardoador dos que o buscam, assim sendo oramos pedindo pela vida de Marquinhos uma criança especial cuja mãe partiu para glória aos 33 anos de idade, deixando essa criança de 8 anos portador de autismo severo, para que Deus cuide dele e prepare alguém da família para cuidar com amor desse menino. Em espírito de oração com coração contrito e lágrimas clamamos pela vida dele e de toda sua famíla, na certeza de que Deus em toda sua glória se importa e se move pela oração do justo. Louvado seja Deus!!!!!!!!!!!!!!!!!
Obs: na salinha infantil o tema "Frutinhas" fez sucesso entre as crianças, que puderam experimentar e sentir o formato e o gosto de cada uma delas, foram entregues porta-lanches no formato de frutinhas.




sábado, 2 de julho de 2011

INCLUSÃO ESCOLAR REALIDADE OU FAZ DE CONTA???

INCLUSÃO DE FAZ DE CONTA NA SALA DE AULA( MATÉRIA DO JORNAL DO COMMÉRCIO DE 19 DE JUNHO DE 2011 PELA JORNALISTA MARGARIDA AZEVEDO)
O assunto predominante na sala das mães do encontro deste mês girou em torno da inclusão escolar e os problemas enfrentados por nossos filhos seja pela falta de material didático, seja pelo despreparo dos profissionais. O mesmo material que é usada para alfabetização dos demais alunos  é usado para os nosso filhos, o que sabemos não é apropriado, pois não há como alfabetizar crianças especiais com um quadro, lápis colorido,papel e borracha faz-se necessário material específico para cada deficiência.
Para os deficientes auditivos se não houver a presença de um intérprete em tempo real ao que a aula acontece esse aluno vai ficar alienado a tudo que alí estiver sendo dito.
No caso dos deficientes visuais de adolescentes à adultos a ajuda de um intinerante brailista e livros em braille, é imprescindível.
 Para os pequeninos faz-se necessário um arsenal de material didático para estimulação tátil, sensorial,olfitativa usando texturas,livros com desenhos em relevos, brinquedos diversos para estimulação dos sentidos...
Para as crianças e adultos com deficiência intelectual e com múltipla deficiências a escola tem que levar em consideração suas limitações, deixá-lo em uma sala onde ele fica alheio ao que está acontecendo não é inclusão, tem que ver o grau de dificuldade de cada um. Há crianças que não estão preparadas para essa inclus4ão, pois por hipeatividade não ficam sentadas, precisam primeiro passar por um processo de socialização, processo que tínhamos quando havia a escola especial, daí então nossos filhos, que até então possuíam comportamentos avessos de se agredir, ficar gritando aleatoriamente, não ficar sentado por mais que um minuto, estão hoje mais sociáveis para estarem em escola regular.
A inclusão é sim um avanço da sociedade fazendo regredi o preconceito, pois os nossos  pequeninos de hoje serão os adultos de amanhã e esse privilégio que nossas crianças "saudáveis" têm de conviver com os especiais e vice-versa, é riquíssimo para quebra de paradigmas da discriminação,onde eles  aprendem com a convivência com o surdo um pouco da lingua de sinais, tornando assim possível a comunicação entre ambos; com o deficiente intelectual aprendem que o comportamento diferenciado deles é só um motivo a mais para respeitar as diferenças, com o deficiente visual eles aprendem a  admirar a capacidade extraordinária de ler e escrever em Braille, de superar suas limitações...
Com o deficiente físico aprendem que não há limites, mesmo quando a limitação insiste em te fazer parar, em duas rodas ou "andando" do jeito que lhes é possível e de um jeito até que nos parece impossível, eles nos mostram uma capacidade ímpar de não desistir, mas prosseguir e ser feliz.
Se essa INCLUSÃO vale a pena??? Claro que sim!!! Mas se faz necessário que governo, professores e profissionais da área juntos com os pais busquem soluções que farão desta inclusão uma realidade.

                         Texto escrito por Joseni Tavares Barros dos Santos

quarta-feira, 15 de junho de 2011

IV ENCONTRO DE MÃES E CRIANÇAS ESPECIAIS (28/05/2011)

    O sábado 28 de maio foi marcado pelas comemorações do dia das mães, não poderíamos deixar homenagear essas mulheres determinadas e guerreiras que com  coragem e amor busacam incansávelmente melhorar a vida dos seus filhos.
    A história de Maria de Lourdes, 76 anos, mãe de Amara 52 anos, com deficiciência mental ; mãe de  Terezinha 55 anos e João Félix, 46 anos, ambos com deficiência auditiva, ela é formada em letras Libras e trabalha na prefeitura como digitadora, ele trabalha na prefeitura e na Compesa também como digitador, além desses três filhos especiais, teve outros quatro "saudáveis". Há 50 anos atrás onde o diagnóstico, tratamento e terapias ou era precário ou ainda não existia, essa mulher, com a sabedoria que Deus lhe concedeu por misericórdia, ( pois a Palavra de Deus diz que toda boa dádiva vem de Deus, se Dele não vir nós nada teremos) lutou bravamente em busca de uma colocação no mercado de trabalho para seus filhos, que claro, se mostraram capazes e conquistarm graças á Deus uma vaga no mercado de trabalho. Terezinha e João félix são casados e como todos nós levam uma vida normal. Quanto a Amara Lourdes ela tem um entendimento extraordinário de tudo que lhe é dito, mas não fala. É uma pessoa adorável e bastantre independente para o quadro severo de deficiência que tem.
    A Maria de Lourdes e tantas outras MARIAS que cuidam, amam, ensinam, choram, brigam para educar, por seus direitos enfim, nossa homenagem e nosso respeito que Deus esteja  RENOVANDO AS FORÇAS para suportar um dia de dificuldade atrás do outro, sabendo que o Senhor não nos desampara numca; MULTIPLICANDO O AMOR para que na hora da angústia, da ira, da cólera esse amor prevaleça produzindo tolerância, temperança e longanimidade; por último, mas mais importante SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS para termos a certeza de que há um Deus misericordioso e bom que concede salvação, pela graça, "que é o favor de Deus por nós, de forma que nós não fizemos por merecer, édom de Deus para que o homem não se glorie". Então os problemas não acabarão, mas o alento de que toda a luta  neste mundo é passageira, mas a promessa de vida eterna essa  o Senhor há de cumprir e diz a Sua Palavra que ali (no céu) não haverá pranto, pois Ele  enxugará dos nossos olhos toda a lágrima. Quer ter essa certeza??? Confesse JESUS como ÙNICO e suficiente Salvador da sua vida!!!!!!

terça-feira, 10 de maio de 2011

III ENCONTRO MENSAL DE MÃES E CRIANÇAS ESPECIAIS (16/04/2011)

Agora,pois permanecem a Fé, a Esperança e o Amor, estes três ; mas o maior destes é o AMOR!!!
I Coríntios 13:13

  O terceiro encontro foi marcado pela comemoração da Páscoa do Senhor Jesus com o tema "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". As crianças receberam a Palavra do Senhor, as professoras trouxeram a história do Cristo Salvador que deu a sua vida por nós, de uma maneira toda especial com musiquinhas e ovelhinhas com pele feita de algodão para ser sentida de forma tátil, uma vez que a maioria das crianças tem deficiência visual.
No grupo de mães a presença da terapeuta ocupacional Larissa foi de suma importância para as mães que puderam tirar suas dúvidas de como lidar com os filhos em diversas situações. Mas o assunto predominante na pauta das mães foi a sexualidade dos filhos, uma vez que a maioria deles estão na fase pré- adolescente.
Foi também um dia especial pois estávamos comemorando o aniversário do pastor Romildo, que compleava 41 primaqveras na presença do Senhor. Louvado seja Deus pela vida do seu servo, que com AMOR busca em todo o tempo da sua vida fazer a sua obra, e vemos a visão de Deus na vida do seu servo que fazer ma obra de Deus é de forma resumida abençoar pessoas,pois tudo nesta vida perecerá , com excessão da Palavra de Deus que produz em nós fé esperança e AMOR, a palavra de Deus nos diz que o mais importante desses é o AMOR
, outra coisa que não perecerá são pessoas, se para perdição ou para  o inferno ou para o céu de luz com o nosso Deus, todos terão a eternidade pela frente, de forma que pessoas  devem ser o motivo de gastarmos e nos deixarmos gastar pela obra do Senhpor nesta terra. Portanto, graças damos pela vida do nosso pastor que tem tido do Espírito Santo de Deus esta visão para com a igreja do Senhor. Também Airton, filho da irmã Mercia estava completando 15 primaverinhas, cantamos parabéns para os dois, oramos agradecidos e rogamos as bençãos do Senhor para suas vidas.
Uma vez mais venho agradecer a Deus por essa equipe maravilhosa que tem colocado diante do Senhor os seus talentos espirituais e profissionais á disposição deste projeto, fazendo como diz a Palavra: " Enquanto temos tempo façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé". Esse grupo de profissionais/servos de Deus de diversas áreas como terapia ocupacional,assistência social,psicopedagogia, pedagogia,odontologia e até aqueles sem formação universitária, mas que tem o talçento do AMOR e traz suas habilidades para ajudar no projeto. Louvado seja pela vida de cada um e as suas bençãos sejam derramadas sobre eles.

                        Anexos :











quarta-feira, 4 de maio de 2011

Feliz Dia das Mães!

     Para Deus presentear a terra com uma criança especial, primeiro ele prepara um ventre iluminado... Depois Ele escolhe uma mulher forte o bastante para saber lidar com esta benção... Depois ensina o amor incondicional a esta mulher! Por isto bendito é o ventre que gera uma criança especial e abençoada é você entre mil mulheres, assim como um dia foi Maria a mãe da mais especial de todas as crianças, que habitaram este mundo, tão pouco generoso, tão incapaz de aceitar as diferenças. Serás sempre ciente de quem és uma privilegiada por Deus e jamais penalizada... Recebestes uma criança que tem capacidade de amar mais que qualquer outra que se julga normal, e se amar sem limite é defeito, sejamos todos defeituosos de amor!


                                              

segunda-feira, 25 de abril de 2011

II ENCONTRO DE MÃES E CRIANÇAS ESPECIAS (19/03/2011)- EMCE

Aprendei a fazer o bem; praticar o que é reto; ajudar o oprimido; fazer jutiça ao órfão; tratar a causa das viúvas.
 Isaías 1:7

     Nesse segundo encontro tivemos a presença abençoada da nossa irmã e psicóloga a dra. Flávia, que nos presenteou com a palestra acerca de assuntos diversos; entre eles, o papel social da igreja como uma entusiasta nesse assunto ela lembrou que existe poucas ONG's e projetos sociais de apoio a mães e crianças especiais sustentadas pelas igrejas e que o Projeto Especial para Deus é algo novo em nosso estado. 
    Ouviu e orientou sobre dúvidas de relacionamento com os filhos, de como lidar com a morte de um ente querido, enfim, a ordem dos assuntos foram surgindo de acordo com a necessidade de cada mãe. O tempo, nosso arqui-inimigo, nos fez velar a promessa (com a permissão de Deus) de termos outra oportunidade com a dra. Flávia.


Quem pois tiver bens no mundo e vendo o seu irmão nessecitado, lhe cercar o seu coração, como estará nele a caridade de Deus?
 I João 3:17

    Tudo que precisamos nesta vida, é ter uma família de comercial de margarina, todos bonitos, saudáveis e felizes. Fechamos nossa porta, respiramos profundamente de alegria e satisfação pois de tudo o que precisotenho e nada me falte... Mas e os outros? No versículo 18 de I João apalavra de Deus diz " Meus filhinhos não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade". 
    A pegunta que precisamos fazer a nós mesmos, o que tenho deprecioso para oferecer? amor, dinheiro, tempo, conhecimento, mão-de-obra... A seara do Senhor é grande, mas são poucos os ceifeiros. Essa seara é como um grande terreno de plantação de cereais, mas aqui os cereis são as pessoas que precisam ser resgatadas pela Palavra no nome de Jesus, depois disso esses cereais precisam ser cultivados, sendo assistidos nas suas necessidades espirituais e até materiais, naquilo em que a igreja puder ajudar.
    Essa seara é feita de pessoas, eu, você, todos; então quem vai ajudar? Todos. Todos têm algo para oferecer desde a preciosa palavra de Deus ao perdido até aquela ajuda que falamos no começo... Se nós olharmos para os lados e houver alguém com lágrimas nos olhos com uma palavra podemos enxugar; Com fome, com um prato de comida podemos saciar; com solidão podemos nos fazer presente; excluída por dificuldade de comunicação, podemos incluí-la com amor e buscando as ferramentas (libras, braille...)  necessários para nos comunicarmos; sem esperança podemos Jesus apresentar e ele renovará a fé...
   Enfim, há sempre algo que você pode fazer na seara do Senhor, nesse campo fértil e florido do jardim de Deus que é a igreja, não podemos relaxar precisamos ser constantes para consolidação de vidas algumas igrejas cometem o erro de depois que ganham uma alma pra Jesus, através do Espírito Santo de Deus, claro, deixar essa alma a deriva e na primeira tempestade o naufrágio é inevitável, a Palavra de Deus diz: " mas se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família negou a fé e é pior do que o infiel" I Timóteo 5:8.
   Que nós enquanto igreja do Senhor repensemos o nosso papel social onde por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos tem se esfriado e as pessoas cada dia mais propensas a ter problemas de ordens emocionais que deixam a mente, a alma e o espírito doentes e o pronto socorro dos que crêm é a igreja, onde o médico doutor Jesus, aquele que na cruz pagou um alto preço por nossas vidas está como o grande refúlgio e fortaleza bem presente na angústia Sl 46:1, nós como servos de Deus somos os enfermeiros temos o dever de amar  cuidar dos fragilizados na casa do Senhor a exemplo de Paulo que disse: " eu, de muita boa vontade, gastarei e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado." II Coríntios 12:15.



  •     Anexo:





    domingo, 10 de abril de 2011

    CONVITE PARA O III ENCONTRO DE MÃES E CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

    No dia 16 de abril, ás 15:00 hs teremos o III EMCE, estaremos adorando ao Senhor celebrando a Páscoa que tem um significado todo especial, lembrando-nos do Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo trazendo salvação e vida eterna.A terapêuta ocupacional Larissa será a nossa convidada, abordando temas variados e tirando nossas dúvidas no tocante a nossos filhos. Venha copmpartilhar conosco desta agradável tarde.

    segunda-feira, 7 de março de 2011

    I Encontro Mensal de Mães e Crianças Especiais (19/02/2011)

        Quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Mas em todas essas coisas somos mais que vencedores, por Aquele que nos amou.  Romanos 8:35 e 37. 
       Iniciamos no dia 19 de fevereiro o EMCE ( Encontro mensal de mães e crianças com necessidades especiais ) na Igreja Presbiteriana do Centenário  no Curado II. Tivemos a presença de oito mães e sete crianças especiais, além de contarmos com a presença dos irmãos dessas crianças, o que só alegrou ainda mais o encontro. Numa sala adaptada com tapetes e almofadas, brinquedos de encaixe, entre outros variados tipos, nossas crianças foram recebidas por profissionais servos de Deus que abraçaram este projeto com amor para ensiná-las a palavra de Deus. São terapeuta ocupacional, assistentes sociais, dentista, psicopedagoga e professoras que emprestam suas experiências profissionais para abençoar este projeto. Em outra sala, um grupo de mulheres depois de orarem ao Deus Único digno  de adoração, dão início a um diálogo onde as alegrias e tristezas, as vitórias e as dificuldades, as dúvidas e as certezas, as conquistas e as frustrações são externadas  por cada um que usar a palavra de acordo com aquilo que estiver no seu coração, de forma que haja um ouvido para ouvir; braços para abraçar quando as palavras não mais encontrarem saída sufocada pelas lágrimas. Contamos com a presença do pastor Romildo Júnior e sua esposa Renata, que nos abençoou com sua experiência vivenciada por sua irmão caçula que enfrentou e superou ao longo de sua vida um deficit de aprendizagem. Um relato muito bonito que mostrou quando a família se une todos pela criança com NE é possível reverter bastante o quadro, se não ter aquela situação mudada, adaptá-la o mais possível para fazer feliz e confortável o mundo daqueles que amamos. Mães de posse da palavra falaram acerca de suas experiências como mães especiais;
    •  A dificuldade da aceitação ao descobrirem ter um filho diferente. 
    •  O levar pro médico acreditando que há tratamento, remédio, vacina  que reverta a situação. 
    •  A vergonha do comportamento diferenciado do filho com deficiência mental e o quanto sofreu sentindo-se culpada por tal sentimento. Enfim foram muitos os assuntos abordados com muita emoção e até lágrimas de mulheres que são cristais finos e frágeis, mas que não quebram primeiro porque a misericórdia de Deus é infinita, segundo porque precisam cuidar dos seus filhos.  O pastor Romildo participou ouvindo as mães e falando acerca do projeto, ajudar espiritualmente. Com o amor de Deus derramado em nossos corações, em tudo o que Ele nos dê condições de ajudar.  
    Agradecimentos:  
    •  Ao Deus Eterno por realizar o projeto que colocou em nossos corações. 
    •  As mães e criancas especiais, sem as quais o encontro não teria acontecido. 
    •   A igreja Presbiteriana do Centenário , ao pastor Romildo e a sua esposa Renata por ter colocado em seus corações abraçar este projeto. A Larissa, Líliane, Danielle, Daniella, Carol, Débora, Claudia e a Lílian, pelo trabalho feito com nossas crianças. A todos que colaboraram com o lanche distribuído as crianças, seja doando o preparando o alimento. 
    •  As pessoas que contribuíram financeiramente para abençoar este projeto, acreditando no objetivo maior dele ter sido criado, colocar em prática o AMOR.                                                                                                            

    segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

    03 DE DEZEMBRO DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICÊNCIA

     A GRANDEZA E GLÓRIA DO REINO DO MESSIAS
    Isaías 35:1-10
    O deserto e os lugares secos se alegrarão disto; e o ermo exultará e florescerá como a rosa .
    Abundantemente florescerá, e também regorgitará de alegria e exultará; a glória do Líbano se lhe deu , a excelência do Carmelo e Sarom; eles verão a glória do Senhor, a excelência do nossso Deus.
    Confortai as mãos fracas, e fortalecei os joelhos trementes .
    Dizei aos turbados de coração; esforçai-vos, não temais; eis que vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; Ele virá e vos salvará.
    Então os olhos dos cegos serão abertos e os ouvidos dos surdos se abrirão.
    Então os coxos saltarão como cervos e a língua do mudo cantará; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo.
    E a terra seca se transformará em tanques, e terra sedenta em mananciais de águas ;e nas habitações onde jaziam os chacais haverá erva com canas e juncos.
    E alí haverá um alto caminho, um caminho que se chamará O Caminho Santo; o  imundo não passará por ele,mas será para o povo de Deus, os caminhantes, até mesmo os loucos não errarão .
    Alí não haverá leão, nem animal feroz subirá a ele, nem se achará nele, mas remidos andarão por ele.
    E os resgatados do Senhor voltarão e virão a Sião com júbilo; e alegria eterna haverá sobre a sua cabeça gozo e alegria alcançarão e deles fugirá toda tristeza e o gemido.
    Em Êxodo 4:11 Deus deixa claro que foi Ele quem fez a Pessoa com Necessidade Especial (PNE). Faria Deus algo ou algúem que não fosse perfeito? Em Gênesis 1:31 a Palavra de Deus diz que tudo o que Deus faz é muito bom, ou seja é perfeito.
    Em João 9:3 quando questionado a cerca de um homen que nascera cego, Jesus repondeu: Nem ele, nem os seus pais pecaram, mas assim foi para que nele se manifestassem as obras de Deus.
    Sem sombra de dúvida tudo o que Deus faz é perfeito,porque Ele é um Deus perfeito.Em nossa mísera humanidade não conseguimos vê a Glória de Deus em pessoas, coisas ou situações que fogem do pré-estabelecido por nós como bom, bonito e perfeito.Mas Deus escolheu essas pessoas pra mostrar a sua perfeição de maneira que só o Espírito Santo de Deus é capaz de nos mostrar, também é necessário um olhar atento a tantas crianças, jovens e adultos que de maneira espetacular driblam as dificuldades causadas pela deficiência adquirida e em tudo isso vemos a perfeição de Deus.
    No dia 04 de dezembro de 2010 na igreja presbiteriana do centenário fizemos um culto para iniciarmos  um projeto que visa evangelizar crianças com NE e os pais dessas crianças.
    Para as crianças teremos  através de atividades lúdicas o ensino da Palavra de Deus em historinhas contadas, cânticos e brincadeiras.
    Para os pais teremos reúnioes onde o objetivo principal é a Palavra de Deus, o interagir com troca de experiências vividas em comum por estes pais, auxiliando uns aos outros.
    As reúniões serão mensais, apartir do mês de fevereiro com duração de duas horas.
    Estamos começando um projeto que Deus colocou em nossos corações de Inclusão da PNE na igreja, para iniciar o projeto não temos muito, mas temos o mais importante o AMOR e a VONTADE de fazer acontecer .Ore por esse projeto para que ele alce vôo e chegue ao conhecimento de muitos, principalmente de quem pode fazer acontecer, como líderes de convenções e igrejas, e que além de chegar ao conhecimento chegue ao coração destes.
    Se você conhece alguém que tem uma criança com deficiência  convide-a a participar do projeto e ser abençoado.
    No 1º culto, tivemos a presença do Ministério do Silêncio da igreja Batista de Jaboatão que nos abençoou com louvores em libras, interpretados pelo irmão Ledmauro.
    O testemunho de como Jesus lhe concedeu salvação, trazido pelo irmão Dayvison da I igreja Batista da Conde da Boa Vista, através do qual Deus falou aos coracões.
    O louvor de adoração entoado pela cantora Suelen Almeida da Batista Central do Curado II.
    A Palavra trazida pelo pastor Romildo Júnior em Isaías 35:10 (citada acima),que trouxe-nos uma reflexão a cerca do quão maravilhoso é ver pessoas com dificuldades superá-las e estarem adorando ao Senhor, a exemplo para nós, sem nenhuma limitação o que estamos fazendo para adoração ao Senhor com as nossas vidas?
    • Por fim quero agradecer a todos que se envolveram direta e indiretamente ajudando para este culto acontecer e esperando o mesmo apoio em agosto quando comemoraremos a semana da PNE e faremos um 2º culto, ore para tudo dar certo e o Nome do Senhor Jesus ser glorificado. 
    OBS: O dia internacional da PNE's é dia 03 de dezembro.